-
Arquitetos: FAKT Office
- Ano: 2020
-
Fotografias:Simon Menges
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma extensão da estrutura existente com salas fluidas, misturando espaços externos e internos.
A ideia de utilizar apenas divisórias leves como elemento constituinte foi o ponto de partida do projeto. As paredes servem como o único suporte estrutural, mas também atuam como elementos formadores de espaço no interior. Em um espaço pequeno, diferentes situações espaciais são criadas com meios simples. Três espaços internos são percebidos, que estão conectados em uma relação aberta ao jardim, um ao outro, e ao pátio como um quarto espaço. Um telhado simples e leve circunda os oito painéis de parede.
O prédio existente dos anos 60 precisava ser ampliado para criar mais espaço para o estilo de vida do cliente e, ao mesmo tempo, permitir espaço para trabalhar em casa.
No generoso terreno no sudoeste de Berlim, foi possível estender a paisagem viva existente em um nível e, ao mesmo tempo, foi importante pensar e projetar a extensão em uma troca animada e tangível com o jardim existente. O novo platô de concreto aparente branco estende a área de habitação do edifício existente para o jardim em declive. Um espaço reduzido entre as lajes, zoneada apenas pelos oito painéis de parede, oferecendo diferentes ambientes.
No interior, há uma sequência de três áreas de habitação ou trabalho flexíveis, cada uma com abertura para o exterior com um generoso elemento de vidro deslizante. O espaço externo consiste de um terraço coberto voltado para oeste e um pátio introvertido com vegetação e uma árvore no pátio. Os painéis são extremamente estreitos a 50 mm cada e revelam sua estrutura de perfis de aço somente no lado mais estreito, enquanto a face é revestida em alumínio anodizado levemente refletivo. A leve disposição e as cores do jardim são discretamente refletidas no interior. Arquitetura que define, limita e abre ao mesmo tempo.